Toda criança tem aquela fase das famosas "birras"..... ai, só por Deus ! É preciso muito amor, paciência e carinho para enfrentar esta etapa ! Eu sempre me recorro a todo tipo de ajuda para enfrentar novas situações. Mamãe de primeira viagem é assim tudo é meio desconhecido, aos poucos que vamos aprendendo como lidar com cada fase. Aqui em casa toda ajuda é bem vinda , sites, blogs especializados, cursos, livros, revistas ..... Claro que nem tudo que lemos por aí é aplicável na nossa casa, mas basta ligar o "nosso filtro" e muito bom senso , para selecionar aquilo que você acha que funcionaria bem para a sua família , isso só vocês sabem e tem que testar para comprovar na prática se funciona mesmo ou não concordam ?
Já faz um tempinho , bem quando as birras começaram por aqui ( Bibi tinha completado seus 3 aninhos ) , eu vi a indicação deste livro, comprei e li em apenas 2 dias ! Adorei !!!! Ajuda a entender melhor esta fase dos pequenos e a passar por ela sem grandes traumas ....... Deixo aqui um trecho um pouco extenso dele mas que vale a leitura, nos faz refletir demais !
"... quando as folhas da sua samambaia secam e caem, você não supõe que a planta fez de propósito para lhe dar trabalho ou para que suspeitem de que você não é uma boa jardineira. Você interpreta a atitude da planta como uma mensagem: água de mais ou de menos, menos luz, mais adubo .... Carência ou excesso, você tenta entender o que está acontecendo. Uma criança é claramente mais complexa do que uma planta, mas não mais complicada. As supostas pirraças manifestam necessidades, carência ou excesso. E se a atitude da criança não fosse uma provocação, e sim uma consequência, uma resposta, uma reação ? Algumas vezes também podemos interpretar como problema algo que é apenas natural. Inútil seria entrar em pânico a cada outono porque as árvores do jardim perdem as folhas ... ou porque seu filho de 4 anos não gosta de perder."
O nome do livro é meio radical ... mas super recomendo esta leitura !!!
"JÁ TENTEI DE TUDO."
Isabelle Filliozat
Editora Sextante
"Birra, manha e ataques de raiva: Como lidar com crianças de 1 a 5 anos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário