Eu estava ainda sem saber qual seria a reação da Bibi e para minha surpresa, ela adorou !!!! Eu contei primeiro "fazendo a história"com os meus olhos, ela pediu bis, tive que reinventar outra maneira de contar conforme íamos passando as imagens , e depois ela contou , e foi totalmente diferente, muita criatividade , atenção ..... foi muito bom !!! E queremos mais, queremos outros agora rs!
Este conceito é muito legal, o ilustrador, que sempre foi contratado para trazer imagens a história de alguém , agora pode ser o próprio autor da sua própria história , e com isso deixar que cada "leitor" tenha a sua própria história ! É demais ! Enxergar como a mesma imagem, sob olhares diferentes criam histórias diferentes ...
O artigo nos explica bem o Livro - Imagem: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/9-bons-livros-imagem-806541.shtml. inda traz a lista de 9 bons livros nesta linha.
Aqui nos ensina que diante da ausência de palavras, todos os elementos do livro ajudam a contar esta história, para Renato Moriconi um ilustrados e também autor, um livro sem palavras mostra a história ao invés de contá-las. Eainda que a história mostrada requer uma atenção diferente da história contada ,tanto para ler quanto para criar. Requer atenção a todos os detalhes , cores, texturas, permite brincar com livro de cabeça para baixo ... E o ilustrador Odilon Moraes arremata "O livro - imagem é uma surpresa, claro, mas existe uma história pensada, o autor pensou em como contá-la em desenhos. Em um bom livro imagem, tudo está amarrado."
Não há idade, não há regra, o importante é que seja um momento "envolvente e verdadeiro" diz Sandra Medrano, mestre em didática.
Sobre a nossa escolha :
Lauka e o Guarda - Chuva
Alexandre Camanho
Indicado para o Pré - leitor de 15 meses a 6 anos
SESI-SP Editora
2015
"Lauka e o Guarda-chuva é uma história sobre amizade e como ela pode surgir dos encontros mais inesperados, das situações mais absurdas e ainda formar laços qu elidam, por caminhos misteriosos, as pessoas ao mundo dos afetos. No dia do seu aniversário, Lauka ganhou um guarda-chuva. De repente, apesar da tristeza por ganhar um presente tão indesejável, Lauka e seu guarda-chuva começaram uma grande aventura aos sabor do vento e da tempestade."
O autor Alexandre Camanho em 2012 ganhou o prêmio Ibema de Gravura, nos últimos anos ele vem se dedicando à literatura infantil, procurando incentivar a criação das crianças por meio dos desenhos. Pela SESI-SP Editora publicou em 2014, O Galo e a Raposa, vencedor da FNLIJ 2015 na categoria imagem, em 2013, A vida é um Trem.
Parabéns Mari e Bibi por essa experiência. Que novas histórias possam acompanhá-las!
ResponderExcluir